sábado, 11 de dezembro de 2010

Aplicação nextCloud para Chrome

Não sei se já falei aqui do nextCloud, a minha segunda tentativa em criar um serviço de desktop na nuvem utilizando o eyeOS. Se ainda não falei, é ir a http://nextcloud.cz.cc para ficar a saber tudo.
Já agora, vale dizer que esta minha segunda tentativa está a ser muito mais bem sucedida que a primeira - já vou com 65 utilizadores!

O nextCloud é muito útil para utilizadores do Chrome OS, pois fornece uma interface de desktop clássico em qualquer browser. Sendo assim, seria óptimo para utilizadores do Chrome OS que sintam a falta de um desktop "normal".

Pois bem, assim que foi publicada a Chrome Web Store, para Chrome OS e Google Chrome 7, a qual permite instalar aplicações e extensões no Chrome (e no OS), eu pensei em criar uma aplicação para facilitar o acesso dos utilizadores à sua conta nextCloud. Eu até já tinha tudo pronto, desde a package em si, até aos pequenos detalhes como ícones e capturas de ecrã...

...só que, como a Google é uma empresa tão pobrezinha que está quase na falência, decidiu impôr uma taxa de $5.00 a quem quiser publicar aplicações na loja. Isto aplica-se a todo o tipo de programas, desde os open-source até aos pagos. A taxa só necessita de ser paga uma vez, para verificação do utilizador (dizem eles), depois disso cada utilizador pode publicar quantas aplicações quiser.
O resultado? Quem tem (algum, ainda que pouco) dinheiro e paciência para abrir uma conta no Google Checkout, tudo bem, pode publicar aplicações. Mas, e no caso de projectos livres ou sem fins lucrativos, feitos por individuais, onde é que estas pessoas vão buscar 5 dólares, caso não queiram pagar do bolso delas (o qué é perfeitamente aceitável no caso de projectos sem fins lucrativos)? Será que irão abrir uma conta de donativos só para isso?

A minha conclusão é muito triste, infelizmente: não me parece que iremos ver muitas apps opensource para Chrome enquato a taxa se mantiver como está, isto é, a ter de ser paga. Que introduzam taxas a quem quer ser um "utilizador acreditado/verificado", a quem quer publicar uma app paga, ou a quem quer publicitar a sua app nas páginas principais, eu penso ser perfeitamente razoável. Mas, pagar só para listar uma aplicação gratuita na Store, que irá funcionar num navegador gratuito e de código aberto, acho uma ideia muito estúpida. É que, quem sabe, poderíamos estar a falar dos sistemas fechados da Apple, mas não; o Google Chrome ainda é gratuito (ainda!).

Já agora, caso alguém queira instalar a aplicação em fase preliminar, que não passa de um link para uma página web, aqui fica o CRX:
http://g.ro.lt/files/nextCloud_app.crx
(tem de fazer download com um programa que não seja o Chrome e instalar utilizando o modo de desenvolvedor, caso contrário retorna um erro dizendo que o conteúdo tem ser apresentado lá à maneira dele)

Sem comentários:

Enviar um comentário