sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma outra ideia para acabar com a publicidade nas páginas Web...

ATENÇÃO: esta ideia é apenas um protótipo; não deve ser levada a cabo tão cedo... no final de contas, isto é apenas para informar as pessoas sobre: 1 - de onde vêm os links do Google; 2 - O que acontece quando alguém clica nesses links.

Quem nunca reparou na publicidade nas páginas, por essa Web afora? Raro, muito raro mesmo é o site que não tem um bannerzinho com publicidade ou uma coluna com publicidade em forma de texto... enfim, já nem as pesquisas do Google escapam a tudo isso (concerteza já reparou nos «links patrocinados» do Google) - na minha opinião, isso dos links patrocinados é o que transforma uma pesquisa aberta, livre, sem interefrências num «motor de busca» em que quem paga mais é que está mais acima nos resultados. O Google, ainda à uns anos atrás (se bem me lembro) fazia furor devido à sua pesquisa independente e sem intereferências devido à sua forma justa de organizar as páginas Web nos resultados; a Google não revela (acho que nunca revelou) todos os itens que intereferem na organização dos resultados, mas o básico é: quanto mais links e visitas tem uma página, mais sobe no ranking e fica mais acima nos resultados.
O facto de a Google não revelar os itens de organização é bastante compreensível: assim, impede-se que páginas Web sem interesse sejam devolvidas em primeiro lugar ao fazer uma busca. O princípio de ordenção principal muita gente o conhece, a Google tornou-o público e é o que está acima: quanto mais páginas apontam para uma outra, mais acima esta fica nos resultados. Ao existirem muitas páginas (C, D, E, F, G, H) com links para a página A e um número inferior de páginas (I, J, K) a apontarem para a página B, depreende-se que a página A tem mais interesse do que a página B, logo a A fica mais acima nos resultados de pesquisa.

Hoje em dia, continua a ser assim, mas muitas das palavras de pesquisa (por exemplo, «flores») estão impreguenadas com: publicidade ao lado direito das pesquisas, publicidade acima dos resultados de pesquisa (em quadrados amarelados), etc. - isto são os links patrocinados. Não sei ao certo se o que acontece quando clicamos nestes links é exactamente o que acontece quando clicamos nos links da publicidade fornecida pelo google colocada noutras páginas Web. Só sei que estou farto de publicidade nas páginas Web, e principalmente nas pesquisas do google...

Agora vamos falar da publicidade fornecida pelo google nas outras páginas Web. Vamos começar por ver do lado da pessoa/empresa que coloca a publicidade nas listas de publicidade do Google. Para fazer isto é necessário pagar, e que eu saiba (que o Google conte) existem duas formas de pagamento: ou paga por cada vez que o seu anúncio é clicado, ou paga por cada 1000 impressões, «mostrações», do anúncio. Não sei nem me interessa saber quanto é que se paga; google sobre isso se estiver interessado. Este servço do Google é o AdWords.

Agora, vamos ver do lado do Webmaster ou proprietário de blog que coloca no seu site um banner de publicidade fornecida pelo Google, publicidade essa que está nas listas de publicidade, em que é preciso pagar, o blá blá blá está descrito acima. Este serviço do Google chama-se AdSense e é gratuito. Os proprietários de sites ou blogues podem pedir um banner no seu site gratuitamente... e o Google paga ao proprietário desse site/blogue por cada vez que um anúncio é clicado. (Sobre o preço: pelo que eu ouvi há uns tempos num documentário na televisão portuguesa, o google paga entre 30 e 45 cêntimos por clique, MAS não tenho a certeza). Parece que há quem viva disso, do dinheiro que o Google paga... se tiver um site ou blogue experimente e depois não se esqueça de dizer alguma coisa, nem que esteja em Marte...

Bem, e agora vamos fazer jus ao título do post. O que é que nós podemos fazer? Isto é apenas uma ideia; e mesmo existindo 95% de probabilidades de isto não resultar... eu vou escrever a minha ideia: uma vez que quem coloca a publicidade nas listas de publicidade do Google paga por cada 1000 vezes que o anúncio é mostrado ou então por cada vez que o anúncio é clicado, porque não clicar nos links, esperar que a página para a qual o link da publicidade aponta seja carregada, e depois fechar a janela (os links da publicidade são sempre abertos numa janela ou separador em separado)? O que aconteceria seria o seguinte:

- O proprietário do site ou blogue em que o banner de publicidade esteja colocado iria ganhar um dinheirito devido ao facto de terem clicado no link (isto é muito útil no caso de querer apoiar um website ou projecto)
- O indivíduo/empresa iria perder um dinheirito porque teve de pagar o clique (no caso de a modalidade de pagamento seja a do «paga por clique» (pay per click), ou então ainda melhor, porque se o anúncio se pagar ao fim de 1000 mostrações, nem sequer tem de clicar no link para o proprietário da publicidade pagar.
- Resultado: o proprietário do site ficava a ganhar; mas o proprietário da publicidade ficava a perder (se bem se lembra, você acedeu ao site dele e fechou logo a janela; não lhe comprou nada e por isso não lhe deu lucro). Se muitas pessoas fizessem isto (e de certeza que há quem já faça isto, mesmo sem querer), ao fim de uns tempos os indíviduos/empresas iam descobrir que a publicidade nas páginas Web não compensava e deixaria de haver publicidade, etc, etc, tudo isso é muito bonito mas infelizmente existem sempre pessoas que «caem na armadilha» e a publicidade acaba por dar lucro - acho que é aqui que grande parate da minha ideia fica embatucada, por assim dizer...

Agora, vou escrever um parágrafo com a minha opinião sobre as publicidades nas páginas Web: independentemente do que se ganha ou perde, estou farto, FARTO, FARTO, FARTO, muito farto de publicidades estúpidas como umas que (na altura em que escrevi o post) andavam muito na moda: para dar um exemplo, aquela do «Como vais morrer?», feita por mais uma daquelas «empresas» estúpidas de «conteúdos» para telemóvel. Se reparar bem, nessa e muitas outras publicidades está escrito (procure bem e vai ver que está lá escrito, sim!) «4e/sem»; eles devem pensar que as pessoas são estúpidas, ponha a sua cabecinha a pensar e veja bem: «4e/sem» traduz-se para «4€ à semana», a sairem direitinhos do saldo do seu telemóvel - e depois os meus amigos perguntam «Como é que consegues fazer 15€ de saldo durarem um ano?». Pois é, eu gasto cerca de 15€ de saldo por ano; está bem que não faço muitas chamadas nem envio muitas mensagens, mas mesmo assim... Ah!, falta falar dessa publicidade em versão de texto. É assim (apesar de não ter net, lembro-me bem!!!):
«Vais morrer de acidente? Se calhar vais. Calcula aqui a tua probabilidade!» Grrrr! Não sei o que é que me enerva mais, se é a versão de texto se é auela em versão flash - acho que é a da versão flash, porque quando passamos o rato por cima dela, espontâneamente, ao querer navegar na página Web, a publicidade solta uma «gargalhadinha» irritantérrima! E vou-me embora, o post está a ficar muto grande! Adeusinho e fiquem bem, sem publicidade «4e/sem»!!!

PS: percebem agora porque é que eu navego na internet (as poucas vezes que tenho internet) com o som desligado? Pois, é para evitar gargalhadinhas irritantes...

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